A Beleza e a Glória do Culto Levítico
Lição 2 - 8 de Julho de 2018
Texto Áureo: Levítico 9.23 Então entraram
Moisés e Arão na tenda da congregação; depois, saíram e abençoaram o povo; e a
glória do Senhor apareceu a todo o povo.
Leitura Bíblica em Classe: Levítico
9.15-24
Introdução: Na realidade o culto levítico era preparado e
oficializado pelos encarregados de exercer o ministério sacerdotal, na
ministração do culto tributado a Deus pelos israelitas. Os membros da tribo de
Levi eram separados por Deus para servir-lhe cuidando das coisas sagradas e
realizarem os ofícios religiosos, isso segundo os preceitos das leis
cerimoniais entregues por Deus a Moisés. A beleza desse culto é porque apontava
e conduzia o povo para a obra de Jesus Cristo na cruz.
RITOS PARA A BELEZA E A GLÓRIA DO CULTO LEVÍTICO
1. Os sacrifícios expiatórios tinham a finalidade
de reparar os pecados.
Levítico 9.15 Depois fez chegar a oferta do povo,
e tomou o bode da expiação do pecado, que era pelo povo, e o degolou, e o
preparou por expiação do pecado, como o primeiro.
O
Sumo Sacerdote para oficializar a expiação do povo tinha que fazer expiação por
si mesmo, para estar qualificado a agir em favor dos israelitas. Isso se
contrasta com Cristo, o nosso Sumo Sacerdote, o qual, por não ter pecado
próprio, não teve necessidade de fazer expiação por si mesmo. Sem esse rito, a
glória de Deus não se manifestaria e o culto não seria aceito. (Se confessarmos
os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos
purificar de toda a injustiça. I João 1.9).
2. O animal oferecido em holocausto levava
o pecado do seu ofertante.
Levítico 9.16 Fez também chegar o holocausto, e ofereceu-o
segundo o rito.
O
padrão para o culto de Israel ao Senhor estava condicionado ao cumprimento
exato das leis cerimoniais. Nessa lei era exigido que o Sumo Sacerdote fizesse
expiação do pecado por si próprio, pois se fosse feito com relaxamento, o
sacerdote poderia até ser morto através do juízo divino. Ninguém, nem mesmo o
Sumo Sacerdote, poderia prestar um culto a Deus sem que primeiro fosse feito o
sacrifício expiatório, tanto por Ele, como também pelo povo. O culto que a
igreja presta a Deus envolve entre outras coisas essa condição: (Romanos 12.1 Portanto,
irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo,
santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês).
3. Os frutos da terra eram oferecidos em
dedicação ao Deus provedor.
Levítico 9.17 E fez chegar a oferta de alimentos,
e a sua mão encheu dela, e queimou-a sobre o altar, além do holocausto da
manhã.
Era
uma devoção costumeira realizada, tanto pela manhã, com a tarde, quer sozinho,
ou acompanhado pela família, a qual não podia ser omitida, sob qualquer
pretexto. Era também uma devoção de gratidão pelas bênçãos alcançadas nas boas
colheitas nos seus campos de cultivo. Essa gratidão não pode ser esquecida em
nossas devoções ao Senhor, seja no pouco, ou no muito. (“Em tudo, dai graças,
porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
1Tessalonicenses 5:18).
4. Os sacrifícios pacíficos eram
voltados à paz entre o homem e Deus.
Levítico 9.18 Depois degolou o boi e o carneiro em
sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o
sangue, que espargiu sobre o altar em redor.
Os
sacrifícios pacíficos eram oferecidos para expressar gratidão por bênçãos
recebidas. Os ofertantes também expressavam adoração e louvores a Deus com toda
racionalidade para que o culto fosse aceito. Dentre as três espécies de
ofertas, havia a de gratidão, por votos e voluntárias, sendo a mais destacada
era a de gratidão. (Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os
meus votos. Provérbios 7.14).
5. A gordura queimada subia como cheiro
suave e agradável a Deus.
Levítico 9.19 Como também a gordura do boi e do
carneiro, a cauda, e o que cobre a fressura, e os rins, e o redenho do fígado. Levítico
9.20 E puseram a gordura sobre os peitos, e queimou a gordura sobre o altar;
A
oferta queimada consistia que todo o animal era consumido em chamas. A gordura
pertencia a Yahweh e era queimada sobre o altar, tal como sucedia à cauda gorda
do carneiro. Ela ascendia a Deus em cheiro suave e agradável ao Senhor. Ela
simbolizava inteira consagração, sendo que nada era retido, pois se entregava
tudo a Deus. (Seja a minha oração como incenso diante de ti e o levantar das
minhas mãos como a oferta da tarde. Salmos 141.2).
6. As ofertas movidas eram dadas como agradecimento
e comunhão.
Levítico 9.21 Mas os peitos e a espádua direita
Arão ofereceu por oferta movida perante o Senhor, como Moisés tinha ordenado.
A
gordura do boi a do carneiro, além das outras porções, eram movidas e então
postas sobre o altar, a fim de serem queimadas. Era uma oferta de gratidão pelo
suprimento recebido do Deus provedor, fonte originária de todas as coisas, o
qual é digno de nosso constante agradecimento. As ofertas movidas eram
apresentadas a Deus, como uma demonstração de servidão, paz e compromisso. Essas
ofertas deveriam ser levadas ao Senhor com o espírito de arrependimento e
confiança, conforme os seus preceitos. (Vamos à presença dele com ações de
graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o
grande Rei acima de todos os deuses. Salmos 95:2-3).
7. A bênção do sacerdote tipificava o
Jesus abençoando a sua igreja.
Levítico 9.22 Depois Arão levantou as suas mãos ao
povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a expiação do pecado, e o
holocausto, e a oferta pacífica.
A
bênção sacerdotal apontava para a finalização de todo o ritual, o qual envolvia
todas as ofertas oferecidas, quando o Sumo Sacerdote erguia as mãos e proferia
bênção sobre o povo. As bênçãos de Arão levavam o povo simbolicamente a
presença do Senhor, para que recebessem as suas bênçãos. Isso era condicional
se todo o ritual fosse totalmente eficaz diante de Deus. As bênçãos divinas só
chegam até nós através do único mediador entre Deus e os homens, que é o Senhor
Jesus Cristo. (Lucas 24.50 Tendo-os levado até as proximidades de Betânia,
Jesus ergueu as mãos e os abençoou. 51 Estando ainda a abençoá-los, ele os
deixou e foi elevado ao céu).
8. A glória do Senhor se manifesta
quando tudo é feito ao seu agrado.
Levítico 9.23 Então entraram Moisés e Arão na
tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor
apareceu a todo o povo.
Após
as bênçãos serem proferidas ao povo havia a bênção derradeira que seria
ministrada por Arão e Moisés, após saírem do lugar Santo onde queimaram incenso
sobre o altar de ouro. Assim após todo o serviço espiritual realizado no lugar
santo, Arão e Moisés proferiram a segunda bênção sobre o povo e nesse momento a
glória do Senhor se manifestava visivelmente. (Se vocês são insultados por
causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o
Espírito de Deus, repousa sobre vocês. 1 Pedro 4:14).
9. O fogo tipifica o Espírito Santo
fazendo do culto algo belo e glorioso.
Levítico 9.24 Porque o fogo saiu de diante do
Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o
povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces.
O
fogo vindo de Deus consumira os sacrifícios que haviam sido postos sobre o
altar. Quando isso acontecia nesses rituais, significava a aprovação do Senhor,
por tudo ter sido realizado conforme os seus preceitos. Esse fogo para nós,
igreja do Senhor Jesus Cristo, significa a presença do Espírito Santo se
manifestando em nosso interior, visto que somos seu templo. (Ou não sabeis que
o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de
Deus, e que não sois de vós mesmos? 1
Coríntios 6:19).