Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 6 - A MORDOMIA DA ADORAÇÃO

A MORDOMIA DA ADORAÇÃO
Lição 6 – 11 de Agosto de 2019
Texto Áureo: 
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4.23)
Leitura Bíblica em Classe: 
 João 4.19-26 
Introdução: João 4.23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4.24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade
Nessa dispensação da graça a adoração não é mais feita cerimonialmente e sim espiritualmente, pois se não for assim, Deus não recebe. A nossa adoração a Deus não é exteriorizada e sim interiorizada, isso porque, os adoradores da antiga aliança ainda conservavam a natureza adâmica, pois o sangue dos animais não propiciava isso. Desse modo não tendo o espírito vivificado, eles adoravam cerimonialmente num sentido exteriorizado. Já a igreja, a adoração é interiorizada porque com a expiação realizada por Cristo fomos purificados da natureza adâmica e com o espírito vivificado a nossa adoração deve ser no espírito, pois estamos ligados diretamente com Deus no espírito. Se a adoração não for em espírito tudo é em vão. É o estado de espírito que importa quando elevamos nossa adoração a Deus

1 – Para ser um adorador não pode haver pecado escondido em nosso interior.

João 4.19 - Disse-lhe a mulher. Senhor, vejo que és profeta.

Nem sempre a pessoa consegue admitir que tivesse pecados, mas o Senhor de uma maneira sábia levou a mulher samaritana a admitir e expor a situação em que vivia. Para que haja uma conversão verdadeira a Cristo é preciso que a pessoa se convença do seu pecado, pois sem isso não há conversão. É quando a pessoa se convence e se arrepende é que se dá lugar à fé salvadora agir. Para ser um adorador que Deus aceita é preciso ter uma vida aberta, sem nada oculto no seu coração. Davi ficou com o pecado escondido durante a gestação do filho com Bate Seba: (Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. 2 Samuel 12:20).

2 – Não é o local da adoração o que importa e sim o coração daquele que adora

João 4.20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

Os samaritanos eram chamados assim porque ao serem levados cativos pelos assírios foram forçados a uma mistura de raças com os gentios. As mulheres judias com homens gentios e os homens judeus com mulheres gentias. Desse modo deixaram de ser puramente judeus passando a serem chamados de samaritanos e por não serem autênticos judeus, eram discriminados e impedidos de adorar a Deus no templo em Jerusalém. Sendo preteridos na reconstrução do templo em Jerusalém, resolveram edificar um templo no monte Gerizim conhecido como o monte das bênçãos, onde Moisés listou-as para o povo antes da conquista da terra. O templo construído nesse monte foi destruído por João Hircano, antes dos dias de Jesus e mesmo com o templo destruído, os samaritanos continuavam adorando nesse monte. Mas Jesus veio também para acabar com essas controvérsias, pois Deus não se importa com lugar físico de adoração e sim com o coração do adorador. (Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1). 

3 – Na adoração não pode haver preferência de lugar, pois ela se universalizou.

João 4.21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Para os judeus o único lugar de adoração era o Templo, mas Jesus declarou que a adoração não se limitava mais ao templo em Jerusalém ou no Monte Gerizim e isso para os judeus e samaritanos era algo inadmissível. Jesus quis mostrar que o verdadeiro centro de adoração não é nem um monte, e nem um templo, mas sim, a pessoa e essa pessoa é o Messias que falava com a mulher samaritana. Quando se adora Cristo, também se adora o Pai e o Espírito Santo, ou seja, a Trindade Divina. Jesus quebrou o muro de separação, pois na igreja a ser iniciada isso não existiria, pois ela se consiste num só corpo, cujo Cabeça é Ele mesmo. Foi providencia de divina a destruição de ambos os templos para que o povo se voltasse para Ele, mas a ignorância e a dura cerviz desse povo são notórias quando eles são vistos adorando voltados a um pedaço do muro conhecido como o muro das lamentações. Imaginem se aquele templo fosse mantido de pé, quanto aos prejuízos que traria ao evangelho. Aí surge alguém e constrói uma réplica aqui no Brasil em uma explícita afronta a Deus e com hábeis persuasão incute no povoleigo que ali é o santuário de adoração e outras heresias. (E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Efésios 1:22).

4 – Jesus como autor da salvação eterna veio dos judeus se revelando entre eles

João 4.22 - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

Jesus veio quebrar a barreira da superficialidade e também acabar com a controvérsia judaico-samaritana dando essa compreensão tanto para a mulher como também as seus discípulos que voltavam das compras. Ela deveria entender, assim como nós devemos, que Jesus na parte humana veio na genealogia judaíca, sendo desde Abraão o povo escolhido para ser uma grande nação, isso, quando for estabelecido o reino milenar. Aos judeus foram confiados os oráculos divinos, os quais mesmo com todas as perseguições foram zelosos e preserva-los para que tivéssemos hoje acesso a eles em nossa bíblia. (Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Romanos 3:2). 

5 – Cristo se manifesta naqueles que tem coração devoto e humilde para adorar

João 4.25 - A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. João 4.26 - Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.

Apesar da mulher samaritana não ter um conhecimento mais amplo das escrituras, visto que eles só se baseavam no Pentateuco, a mulher revelou sobre a esperança da vinda do Messias. Assim, apesar da sua ignorância, a mulher sabia que Cristo viria trazendo revelações no sentido de alma. E diante dessa declaração sincera, Jesus se revelou a ela, dando-lhe o privilégio que muitos não tiveram naqueles dias. O trabalho realizado por Cristo através da Sua palavra tocou profundamente o coração daquela mulher e, mais ainda, ela creu no Senhor e se converteu com tanta alegria, que não se contendo foi anunciar a sua experiência com o Senhor para os habitantes daquela cidade. Com um testemunho simplificado ao povo da cidade, varias almas correram para se encontrar com Cristo desejando ter a mesma experiência que a mulher teve, isto é, alcançar a salvação. Testificar de Cristo também é um ato sublime de adoração agradável a Ele. (O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. Provérbios 11:30).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel