Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

A Salvação na Páscoa Judaica

A Salvação na Páscoa Judaica
Lição 2 - 8 de Outubro de 2017
Texto Áureo:
“[...] Eu  sou  o  Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, vos livrarei da sua servidão e vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes.” (Êx 6.6)
Leitura Bíblica em Classe:
Êxodo 12.21-24,29
Introdução: A mais de quatro séculos anteriores ao episódio da celebração da primeira páscoa, Deus havia introduzido no Egito a família de Jacó com os seus doze filhos. A intenção divina era que essa família se multiplicasse, até que chegasse a um número suficiente para dar formação a nação de Israel, até o ponto de serem retirados dali. Porém no ambiente familiar que viviam antes de ir para o Egito, não haveria condições para a multiplicação desse povo uniforme para a formação de uma nação, isto porque os filhos de Jacó viviam em constantes conflitos. Assim, Deus na sua sabedoria providenciou meios, a qual todos conhecemos para que esse povo se multiplicasse no Egito, numa cidade chamada Gozem. A principio com a influência de José como governador do Egito, eles tiveram boas condições de vida, e mesmo depois da morte de José, eles continuaram vivendo bem naquele lugar. Porém com o tempo, após terem se multiplicado, e já na condição de formarem uma nação, não esboçaram qualquer vontade de sair do Egito contrariando assim os planos de Deus quanto ao êxodo a qual estavam predestinados. Esse apego ao país que estavam, só começou a se afrouxar quando eles de empregados passaram a serem escravos com os novos faraós maus que sucederam os bons. Deus não os tiraria do Egito a força, pois Ele não opera dessa maneira, pois quem quer sair do Egito, tem que desejar sair. Desse modo Deus aguardava que eles desejassem sair dali, e diante do grande sofrimento, a qual foram afligidos, houve um grande clamor silencioso, o qual o Senhor ouviu. Deus ouve o clamor silencioso do pecador que quer sair do mundo, e providencia meios de tirá-lo, porém não força ninguém a isso. Não por força e nem por violência, mas pelo meu Espírito diz o Senhor. José foi o instrumento de Deus para a entrada do povo no Egito e Moisés foi o instrumento de Deus para a saída do povo do Egito.
1 – instruções essenciais para o livramento de Israel nessa última praga
Êxodo 12.21 - Chamou, pois, Moisés a todos os anciãos de Israel e disse-lhes: Escolhei, e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a Páscoa.

A instituição da Páscoa tinha como propósito estabelecer um marco inicial da libertação de Israel do cativeiro egípcio. A saída de Israel do Egito estava prestes a acontecer, mas antes deveriam participar desse cerimonial. Israel que estava fraco espiritualmente se fortaleceria ao participar dessa páscoa, como também tinha o sentido de purificação das contaminações adquiridas no Egito. Todos os israelitas deveriam participar desse cerimonial se quisessem ter os seus primogênitos salvos do grande juízo divino que viria sobre todo o Egito.

2 – Um ritual deveria ser cumprido para serem protegidos do anjo da morte

Êxodo 12.22 - Então, tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e lançai na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.

Quem não tivesse o sangue do cordeiro passado nas vergas das portas certamente correria o risco de terem os seus primogênitos mortos no momento do juízo divino. Eles deveriam permanecer no interior da casa, pois se estivessem do lado de fora, não estariam sob a proteção do sangue. Se eles não se colocassem na proteção do sangue seria por sua conta e risco. (Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Isaías 26:20).

3 – Somente casas protegidas pelo sangue estavam protegidas do destruidor

Êxodo 12.23 - Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém, quando vir o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta e não deixará ao destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.

O Senhor tanto é o agente da morte, como também o agente da vida. Quem é contra o Senhor, certamente um dia se deparará com Ele como o agente da morte, e que é a favor dele, sempre o terá como o agente da vida. Quem crê nele terá a vida eterna e que não crer terá a morte eterna. A casa que não estivesse protegida pelo sangue seria atingida pelo anjo da morte, o anjo destruidor que passaria por todo o Egito causando a morte de todos os primogênitos. Quando o anjo da morte passou, ele somente poupou as casas com a marca do sangue. Nesse caso o anjo da morte não se trata de um demônio, mas sim um anjo desiguinado pelo Senhor para executar esse juízo no Egito. Devemos lembrar que temos a marca do sangue de Cristo em nossas vidas e o maligno não pode nos tocar.

4 – Essa celebração que livrou Israel da praga, seria um memorial eterno

Êxodo 12.24 - Portanto, guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.

A morte de todos os primogênitos do Egito, não foi um evento qualquer, mas um golpe final de Deus, a fim de libertar o povo de Israel. Assim a celebração da Páscoa deveria ser praticada e lembrada perpetuamente pelo povo israelita. Os judeus em todos os tempos, e nos dias de hoje continuam celebrando a páscoa como algo muito importante. Nós cristãos não celebramos a páscoa e, sim a Ceia do Senhor conforme instituído por ele, como um memorial eterno pela nossa libertação do mundo governado por Satanás. (I Co. 5.7, “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”).

5 – Quem não tem a marca do sangue, não escapará dos castigos divinos.

Êxodo 12.29 - E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.

Os juízos divinos acontecem quando menos se espera. Nesse dia terrível os egípcios foram surpreendidos subitamente, quando a maioria deles estava dormindo. Ao amanhecer quando se deram conta desse acontecimento, o desespero tomou conta principalmente dos que tinham os seus primogênitos, pois todos foram feridos e mortos. Também todos os primogênitos dos animais foram feridos e mortos da mesma forma. Só o povo de Israel que se protegeu com o sangue nas portas das suas casas é que escaparam desse juízo. Quando nos convertemos a Cristo passamos a ter a marca do seu sangue em nossas vidas, mantê-la é condicional para que sejamos livres da hora da tentação que virá sobre toda terra (Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Apocalipse 3:10)
.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel