Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Arrependimento e fé para a salvação

Arrependimento e Fé Para a Salvação 
Lição 9
- 26 de Novembro de 2017
Texto Áureo:
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2.38)
Leitura Bíblica em Classe
: Atos 2.37-41
Introdução: No dia do Pentecostes, onde os discípulos de Jesus estavam reunidos no cenáculo aguardando a descida do Espírito Santo, houve um som como de um vento impetuoso com línguas repartidas como de fogo que posou sobre cada um deles. Quando esse som ocorreu atraiu uma grande multidão para frente do cenáculo onde estavam os discípulos. Ainda confusos com essa ocorrência, eles visualizam o apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo, o qual começa a pregar a Palavra de Deus com ousadia e autoridade. Muitos dessa multidão participaram do julgamento de Jesus perante Pilatos, onde na sua ignorância seguiram a elite religiosa dos judeus que exigiam a crucificação do Senhor Jesus e a soltura de Barrabás. Ouvindo a pregação de Pedro, eles se deram conta estupidez que haviam praticado contra o Senhor. Mas como, Deus não leva em conta o tempo da ignorância, ele tiveram ali em frente ao cenáculo uma oportunidade de se arrependerem através da fé na pregação que ouviram. (Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Atos 17:30).
SALVAÇÃO SÓ É POSSÍVEL COM ARREPENDIMENTO E FÉ GENUÍNOS
1 – A mensagem de poder provoca um profundo golpe na alma pecadora.
Atos 2.37 – Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

O poder da palavra pregada por um ungido de Deus provocou entre a multidão um espírito de genuína compunção. Com o coração aberto pela mensagem, eles puderam descobrir que todo o seu passado tinha sido um terrível equívoco e que a partir dali deveriam se corrigir para o futuro, agora não mais envoltos numa ignorância descabida, mas conscientes de que necessitavam da salvação oferecida. (De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17).

2 – Quando a alma pecadora se converte resultará em mudança de mente.

Atos 2.38 – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

A multidão de ouvintes do sermão de Pedro era constituída de muitos prosélitos, ou seja, gentios convertidos ao judaísmo, como também muitos dos judeus. Todos eles entediam que a salvação estava condicionada em seguir todos os rituais da lei mosaica, como estavam fazendo vindo de vários lugares do mundo da época para as festas cerimoniais em Jerusalém. Como não se limitaram apenas à participação desses rituais e acabaram se envolvendo com a multidão que pediram a crucificação do Senhor, agora diante do sermão pregado por Pedro, eles caíram em si da estupidez que cometeram. Nessa condição de arrependimento, eles foram acessíveis à Palavra e receberam de bom grado a exortação de Pedro, que mostrou a condição de miséria espiritual em que se encontravam e que para saírem dessa condição precisavam do novo nascimento em Cristo Jesus. (Jesus  respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:5).

3 – A mudança de mente resulta em salvação, a qual é extensiva a todos.

Atos 2.39 – Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

Muitos deles eram pais e agora convertidos a Cristo exerceriam grande influência em relação à família, pois naqueles tempos e como deve ser em nossos tempos, os pais devem exercer essa influência. É importante quando um pai se decide e se converte a Cristo ser seguido pelos seus filhos em sua decisão passando a abraçara a mesma fé. Essa promessa abrange tanto no âmbito familiar, como também envolve uma universalidade com a propagação do evangelho da graça do Senhor. Nesse caso esses novos discípulos de Cristo, já teriam a responsabilidade de estar proclamando o evangelho quando no seu retorno aos seus países de origem. (E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15).

4 – A salvação extensiva a todos visa tirar almas do meio da corruptibilidade.

Atos 2.40 – E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

Foi exortado aos convertidos sobre a liderança dos sacerdotes e escribas que eram corruptos e foram orientados a não darem mais ouvidos a esse tipo de gente má e não se curvarem mais diante da sua autoridade religiosa. A partir dali deveriam deixar de lado as suas tradições e passar a seguir a Jesus Cristo. Deveriam também estar preparados para suportar o ódio e o desprezo desses líderes corruptos e mundanos. (Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Filipenses 2:15).

5 – A alma liberta da corruptibilidade desfrutará daquilo que lhe é essencial.

Atos 2.41 – De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

O clímax do dia de pentecoste veio com a conversão em massa dessa multidão. Tudo nesse dia estava indo conforme a vontade do Senhor, pois ao serem revestidos do poder do Espírito Santo, um deles o apóstolo Pedro deu início a sua missão com sucesso, pois a sua mensagem cheia de unção e sabedoria levou três mil almas para Cristo. O essencial para uma alma liberta do mundanismo é a sua salvação e isso eles alcançaram porque deram crédito a palavra de Deus. (Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:47).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel