Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Paciência: Evitando as Dissensões


 PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
Lição 6 - 05 de Fevereiro de 2017 
Texto Áureo: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação [...]." (Rm 12.12) 
Leitura Bíblica em Classe: Tiago 5.7- 11 
Introdução: Paciência no sentido espiritual é um fruto do Espírito a ser implantado e cultivado na vida do cristão pelo Espírito Santo. É uma virtude importante, pois tem haver com o autocontrole emocional para suportar situações conflitantes com outras pessoas, isso sem perder a calma e a concentração. A paciência envolve o nosso relacionamento com outras pessoas diante de situações e fatos indesejados. A expressão perder a paciência indica quando ela se esvai e a pessoa já não suporta esperar algo que está buscando, como também alguma coisa, ou alguém que o está incomodando. Mesmo tendo o nosso temperamento controlado pelo Espírito Santo não é fácil manter o equilíbrio em determinadas situações, daí a expressão que a paciência tem limites. Isso significa que a paciência é findável, ou seja, de difícil controle, assim como quase todos os sentimentos humanos. Porém o crente deve procurar aperfeiçoar essa virtude, pois precisamos testificar em qualquer situação, que somos novas criaturas em Cristo Jesus. O ato de ser paciente é uma das virtudes do Espírito Santo, ligada a perseverança na fé em toda nossa caminhada. A palavra nos ensina que mesmo nas orações a Deus, a nossa paciência é posta à prova e tem muito crente que por não ter paciência em alcançar algo de Deus acaba desistindo e perdendo a bênção. (Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Salmos 40:1).
01 - TENHA PACIÊNCIA, ELA É CRUCIAL PARA SUPERARMOS ADVERSIDADES.
Tiago 5.7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 
Reconhecendo o perigo que se expunham os irmãos diante das perseguições sofridas, Tiago os exorta a igreja para suportarem pacientemente as circunstâncias difíceis a qual enfrentavam. Lidar com situações, ou pessoas difíceis não é algo fácil para qualquer pessoa, porém o cristão deve saber que essa virtude chamada paciência é o que o Deus justo espera de todos nós, não importando as adversidades a serem enfrentadas. No meio cristão da igreja primitiva havia muitos irmãos que espalhavam dúvidas quanto a demora da vinda do Senhor. Isto porque o Senhor disse que voltaria logo, porém não no tempo chronos (nosso tempo) e sim no tempo Kairos (tempo de Deus). Como o Senhor falou que viria no seu tempo e não no tempo do homem, muitos não entendiam sobre esta promessa e ficavam totalmente confusos. Como no entender desses crentes essa promessa não se cumpria segundo o entendimento deles acabaram ficando duvidosos quanto a veracidade dessa promessa a respeito da sua vinda. O próprio Pedro enfrentou essa questão com alguns cristãos que também estavam em dúvida quanto a vinda de Jesus e procurou animá-los a respeito da promessa: (O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9). A ilustração sobre o agricultor mostra que nenhuma planta cresce da noite para o dia. Assim aquele que semeia deve ser paciente para aguardar o tempo certo para fazer a sua colheita, isso mostra que o homem impaciente não serve para ser agricultor, como também em outras atividades que exijam paciência (na igreja também). Uma plantação pode enfrentar várias condições negativas, mas em se tratando do tempo para colher o agricultor precisa de muita paciência. Há plantas que demoram em estar no ponto de colheita e para alcançar resultados satisfatórios é preciso muita paciência para alcançar resultados satisfatórios. 
02 - TENHA PACIÊNCIA E SE FORTALEÇA NA FÉ CRENDO QUE JESUS VIRÁ
Tiago 5.8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. 
Deus semeou o fruto do Espírito em nossa vida, mas não escaparemos de passar por várias circunstâncias negativas assim como um plantio, daí a necessidade de paciência para que o fruto se desenvolva com resultados espirituais satisfatórios. Só é possível desfrutar esse tipo de colheita quando a nossa vida espiritual está fortalecida na palavra, nas orações, nos jejuns e no servir a Cristo com obediência. O cristão deve se conscientizar que todos os nossos problemas aqui neste mundo são temporários e se extinguirão após a morte física como salvo, ou com a vinda do Senhor para arrebatar a sua igreja. Na espera paciente da vinda do Senhor é preciso desenvolver um espírito de disposição evitando o pecado da murmuração, ou de descrença, pois o crente deve crer que Cristo virá em seu próprio tempo e isso deve servir de consolo para permanecermos firmes na santificação. 
03 - TENHA PACIÊNCIA PARA NÃO SE ENVOLVER EM INTRIGAS ENTRE IRMÃOS
Tiago 5.9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 
O nosso relacionamento entre os irmãos exige viver em união e para que essa união possa se concretizar é necessária uma boa dose de paciência, pois sempre é possível haver situações para interromper essa comunhão. No meio cristão não pode haver em hipótese alguma, intrigas, queixas, brigas e ofensas uns com os outros, pois isso implica em julgamento divino. O juiz que imporá seu juízo sobre todos os ímpios e pecadores, está às portas. Significa que se o crente for surpreendido nessas condições indignas na vinda do Senhor também sofrerá o juízo divino com a condenação eterna perdendo a oportunidade de ir com Cristo na sua vinda para as moradas celestiais. Precisamos ser pacientes em nossas provações, como também em nosso relacionamento cristão para não sermos condenados com coisas, as quais agindo pacientemente podem ser evitadas. Na vinda do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja, Ele não estará mais com vestes sacerdotais e sim com vestes talares, ou seja, vestes de juiz, pois os que não forem arrebatados já estarão sofrendo o Seu julgamento. 
04 - TENHA PACIÊNCIA TOMANDO O EXEMPLO DOS MENSAGEIROS DIVINOS
Tiago 5.10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 
Quando servirmos o reino de Deus com toda nossa voluntariedade e determinação é certo que enfrentaremos perseguições e todo tipo de aflição. Os mensageiros de Deus eram homens honrados e fiéis a sua palavra. Isso envolve um preço muito alto, pois todo aquele que serve a Deus com fidelidade não fica livre de tribulações e sofrimentos. Devemos lembrar sempre em nossas tribulações que os profetas de Deus tiveram o pior tratamento neste mundo e isso deve ser o suficiente para nos conformarmos com paciência quando formos afligidos. O exemplo desses homens de Deus no que tange a suportar sofrimentos são também os maiores exemplos de paciência em que devemos mirar. (Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:10 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Mateus 5:11).
05 - TENHA PACIÊNCIA E CREIA QUE A BÊNÇÃO DIVINA NUNCA IRÁ ATRAZAR
Tiago 5.11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
O sucesso e as vitórias não se alcançam com facilidade, pois tudo envolve um preço alto, muitas vezes com dores insuportáveis que somente com muita paciência é que alcançaremos resultados positivos. Jó que tinha uma vida estável e próspera, em dado momento viu tudo mudar subitamente tendo que suportar uma variedade de misérias, tanto na parte material, como na parte física. Quando o quadro da sua vida mudou para pior sendo acometido de chagas repugnantes e dolorosas, ele teve paciência em todo sofrimento que passou a viver, não negando a Deus, mas sim bendizendo o seu nome. A sua atitude revelando um exemplo de homem paciente diante do caos que vivia, foi vital para um final feliz. Isso mostra a importância de termos paciência suportando as provações como aqueles que creem que a vitória não está no começo ou no meio da dor e sim no final, pois é no final que alcançaremos a nossa recompensa. (Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13).

Esboço e Comentário elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M