Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Uma promessa de salvação

Uma Promessa de Salvação
Lição 1 -1º de Outubro de 2017
Texto Áureo: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3.15)
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 3.9-15
Introdução: Muitos se perguntam; se Deus é onisciente, como também presciente, sabendo assim por antecipação, que Lúcifer iria se rebelar contra Ele juntamente com a terça parte dos anjos, porque então os criou. Também em relação ao homem sabendo que iria cair pelo pecado, porque ele o formou. A resposta é que Deus não criou seres sem livre arbítrio e sim com livre arbítrio. Tanto os seres celestiais, como ser humano teriam que passar por provas para demonstrar fidelidade a Ele, ou não. Para Lúcifer, Deus deu a ele o governo do céu espacial (espaço), e para Adão, a governo do céu atmosférico (terra) e assim tanto um, como o outro falharam na responsabilidade que receberam. Lúcifer (que é um título), o qual significa anjo de luz intentou ser igual a Deus, e com isso caiu juntamente com todos os anjos que aderiram à sua rebelião contra o Senhor. E Adão caiu por desobedecer a um único mandamento, quando deixou se levar por uma cilada bem armada por Satanás. Todo o transtorno que o mundo viveu no passado, está vivendo no presente e viverá no futuro, até o pecado ser extirpado da face da terra, está dentro do plano de salvação de Deus. O primeiro Adão que errando permitiu que o pecado entrasse no mundo perdeu a governança da terra para Satanás e, só o segundo Adão (Cristo) totalmente como homem sem pecado poderia retomar essa governança, mas para isso ele precisaria vencer Satanás, e isso Ele fez quando consumou seu sacrifício na cruz do Calvário, ressuscitando ao terceiro dia. A promessa de salvação estava na vitória de Cristo. É bom lembrar que Israel foi tentado por Satanás e perdeu, e agora é a igreja que está sendo tentada por Satanás, e quem perder para ele não entrará no reino de Deus. 
1 – Não ignore a voz divina, um dia a confrontação com ele será inevitável.
Gênesis 3.9 - E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
Deus pergunta: onde estás? Como se Ele não soubesse onde o casal estava escondido. Satanás quando pecou contra Deus juntamente com todos os anjos rebeldes, não esboçou nenhum tipo de arrependimento, muito pelo contrário, ele continuou afrontando ao Senhor e continua afrontando. Já Adão quando pecou, ao contrário de Satanás, ele se encheu de temor pelo seu ato e também de como se justificaria diante de Deus. Essa atitude de Adão foi imprescindível, para que ele alcançasse a misericórdia divina. Todos os seres humanos que rejeitam a salvação em Cristo, um dia terão que confrontar com Deus Hb 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
2 – Na confrontação com Deus, ele não quer desculpas, mas sim confissão.
Gênesis 3.10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
As escrituras revelam que uma coisa que Deus não aceita quando alguém cai no erro, é tentar inventar desculpas, ou lançar a culpa a outrem. Tem muitos que ao pecar procuram lançar a culpa no Diabo e, é bem verdade que ele tenta o homem ao erro, porém ele não força ninguém a pecar, pois se ele força-se alguém a pecar, não seria pecado. Devemos entender que o pecado só é pecado, quando o homem erra por si próprio, consciente do que esta fazendo. (1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ) 
3 – Deus quer do pecador uma confissão sincera, admitindo nossos erros.
Gênesis 3.11 - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Deus na sua onisciência sabia qual seria a resposta de Adão quando foi inquirido sobre o seu ato de desobediência, mas o Senhor queria ouvir dele a sua confissão. Adão precisava compreender e se conscientizar da gravidade do seu erro, pois atos de desobediência diante de Deus são faltas gravíssimas, que requerem profundo arrependimento juntamente com a confissão de culpa. Violar um mandamento divino tem consequências graves, e entre elas a que interrompe a comunhão com Deus. O pecado é uma transgressão da palavra e jamais alguém consegue ocultá-los dos olhos divinos: (Marcos 4:22 Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia). 
4 – Temos que admitir os nossos erros e nunca tentar imputá-los a outros.
Gênesis 3.12 - Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Pessoas sem um caráter desenvolvido, quando erram costumam lançar a culpa dos seus erros a outrem. Algumas culpam o seu próximo, outras culpam a Deus, outras culpam o Diabo, mas nenhumas dessas tentativas de se escapar serão válidas diante do Senhor. A pessoa que peca é responsável pelo seu erro, pois ninguém força alguém a pecar, pois algo forçado não é erro. A pessoa peca por que não vigia as consequências dos seus atos e se deixa cair em tentação com facilidade. (Tiago 1:14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado.). 
5 – Quem tenta imputar seu erro a outrem não ficará livre do castigo divino.
Gênesis 3.13 - E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Quando se erra, não adianta diante de Deus, tentar transferir a sua culpa para outro, pois cada pessoa é responsável por si mesma. A mulher tentou passar a culpa para tentador, embora o problema tenha começado com ele, não adiantou querer se justificar, porque ela cooperou plenamente dentro das intenções de satanás até a consumação do pecado. Tem pessoas que pecam, mas não querem se conscientizar da gravidade dos seus erros e seus resultados. (Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar" Gn 4:7).
6 – O castigo sempre atinge a todos os que se voltam contra o seu criador.
Gênesis 3.14 - Então, o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida
Nem o reino animal ficou isento da maldição imposta por Deus, pela entrada do pecado no mundo pela porta chamada Adão. Porém a serpente que tomada por satanás foi a que recebeu a maior rigorosa maldição. É bom entender que serpente não fala; a voz que a mulher ouviu era do próprio satanás, e ela nem se deu conta de que serpente não fala, caindo assim na artimanha do inimigo. (Porque não ignoramos os seus ardís. 2 Coríntios 2:11).
7 – O Criador impôs um juízo a satanás o articulador oculto dessa história. 
Gênesis 3.15 - E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Satanás obteve através dos seus ardis, a vitória sobre Adão o governante da terra, e como aquele que ganha toma o lugar daquele que perde, ele assumiu por vontade permissiva de Deus, a governança do mundo. Porém Deus ao lançar a maldição sobre satanás revela que a sua governança não seria eterna, pois outro Adão (Cristo) sem pecado e como homem o derrotaria e tomaria a sua governança. Cristo seria ferido por ele, mas mesmo ferido reuniria forças para ferir a cabeça de satanás e consumar a Sua vitória na Cruz. (Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 1 Coríntios 15:55).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel