Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Perseverando na Fé

Lição 12 - Perseverando na Fé
17 de Dezembro de 2017
Texto Áureo: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Ap 3.21)
Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 4.6-8

Introdução: Ser perseverante na fé é uma condicional para todo cristão que almeja ir para a dimensão celestial. Quem persevera na direção do Espírito Santo sempre conquistará os seus objetivos, desde que se mantenha firme as suas ideias e propósitos. Precisamos compreender que a perseverança deve estar continuamente ligada à fé, pois para seguir Jesus enfrentaremos dificuldades e tentações em nossa caminhada. A perseverança envolve tanto na parte espiritual, a qual está voltada aos seguidores de Cristo, como também em conquistas no meio secular. Jesus disse que a perseverança é condicional a nossa salvação (Mateus 24:13: "Mas quem perseverar até o fim este será salvo") Perseverar significa não apenas um pouco, não até a metade, mas até o final da corrida. Não podemos lançar fora a nossa confiança porque temos uma grande recompensa adiante. Por isso necessitamos de perseverança, para que, depois de havermos feito a vontade de Deus, possamos alcançar a promessa. Isso porque num acontecimento súbito, aquele que há de vir virá, e não tardará. Quem não persevera, na realidade está recuando e Deus diz que aquele que recuar, a sua alma não terá prazer neste. Portanto não se deixe levar por aqueles que recuam, pois se assim fazem, estão recuando para perdição. Temos que andar com aqueles que creem e lutam pela conservação da sua alma.
1 – A PERSEVERANÇA BÍBLICA FAZ PARTE DO PROCESSO DE SALVAÇÃO
1. Conceito bíblico de perseverança em relação ao cristão.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:13
Não adianta tentar perseverar sem estar equipado de toda armadura de Deus, a qual deve estar protegendo os pontos vulneráveis da nossa alma, onde o inimigo tenta nos atingir. Nesta caminhada, aqueles que militam verdadeiramente sempre sofrerão momentos críticos na sua vida, isso acontece pelo fato de termos um inimigo que nos rodeia diuturnamente tentando nos tragar com os seus ardis. Isso exige estarmos sempre preparados para resistir todas investidas do inimigo, para sairmos vencedores em todas elas.
2. A parte da provisão Deus garante se houver cooperação humana.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6
Toda obra que Deus começa, por certo a acabará, porém o resultado depende de cada um de nós, pois temos o direito de escolha para sermos aperfeiçoados, ou não. Essa obra aperfeiçoadora de Deus teve seu início no momento da nossa conversão e a Sua intenção é o aperfeiçoamento da nossa comunhão com Ele, e a nossa preparação constante para o grande acontecimento súbito que é a vinda do Senhor Jesus Cristo. Temos que passar por muitos testes de fidelidade para ganharmos a titularidade definitiva como seres celestiais.
II – NÃO IGNORE O PERIGO DA APOSTASIA, POIS ELA É UMA REALIDADE.
1. A apostasia é perigosa, pois ela nega e distorce a palavra de Deus.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1
Apostasia significa abandono da fé no verdadeiro Deus. Isso acontece quando o crente se deixa seduzir pelos falsos mestres que tem surgido em grandes proporções no meio evangélico. O objetivo do inimigo é seduzir pessoas do meio evangélico para afastá-las da fé em Cristo. Os falsos mestres não tem a mínima intenção de edificar a igreja com a verdadeira sã doutrina, pois isso não interessa para eles. Eles usam de astúcias para manter o povo na condição de leigo, com doutrinas cheias de mentiras e enganos, associando-se a satanás nessa empreitada exploratória da fé. Na realidade a doutrina que pregam são doutrinas de demônios, ou seja, eles têm a inspiração demoníaca para alcançar os seus propósitos.
2. A prática da apostasia se for consciente leva a alma ao juízo final.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12
O verdadeiro inimigo da carne, o qual age ocultamente é o próprio satanás, que usa os seus seres demoníacos para influenciar pessoas ao engano e ao erro. O cristão deve entender que o seu conflito não deve estar voltado às pessoas, mas aos poderes das trevas e por essa razão não pode ignorar os seus desígnios. Muitos do meio evangélico que demonstram uma consciência cauterizada são sagazes e cheias de ardis para levar o povo ao erro. Mas o que muitos não percebem é que por trás delas, se encontra o maior de todos os enganadores, que é satanás. Ele se faz passar por anjo de luz, na pessoa de crentes mercenários, que com extrema habilidade procuram cegar as pessoas para a verdadeira palavra de Deus. Quem os segue adotando as suas práticas heréticas acabam entrando para o caminho da apostasia.
III – SEGUROS EM CRISTO CHEGAREMOS A NOSSA PÁTRIA CELESTIAL.
1. Chegaremos a pátria celestial se formos irrepreensíveis em servi-lo.

2 Timóteo 4.6 – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
O cristão deve empreender a sua carreira de fé como um sacrifício vivo e contínuo considerando a etapa atual da sua vida como uma ovelha sendo levada ao matadouro até o sacrifício final onde alcançará a coroa da vitória. Em nossa vida há o momento de começar e o de terminar e entre esse espaço devemos demonstrar uma fé contínua sem esmorecer nem recuar diante das circunstâncias, por mais terríveis que sejam.
2. Chegaremos a pátria celestial se militarmos legitimamente com fé.
2 Timóteo 4.7 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Combater o bom combate exige fazer e realizar, sendo que para isso devemos empregar todas as nossas forças. Aquele que milita legitimamente não se embaraça com os negócios dessa vida. A bíblia diz que a porta é estreita e o caminho é apertado, e poucos são os que entram por ele. Pensar que fazer parte de uma denominação evangélica e frequentar os cultos é uma garantia de salvação se trata de puro engano. Na carreira cristã todos sem exceção devem ser combatentes dentro das suas limitações para que seja aceito na pátria celestial. O servo mal e negligente será lançado fora como diz a palavra de Deus.
3. Chegaremos à pátria celestial se obedecermos aos oráculos divinos.
2 Timóteo 4.8 – Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
A coroa de justiça será entregue para aqueles que perseveram em retidão perfeita a qual agradam ao Senhor. Essa conquista deve ser o grande alvo que todos os cristãos, mas devem se esforçar para obtê-la. Todos os cristãos devem se esforçar tanto em conquistar a coroa de justiça, como as demais, pois com determinação e fidelidade na obra existe grande possibilidade de êxito. Essas premiações servem de encorajamento à nossa fidelidade em tudo e são motivadoras para em todo o tempo combatermos o bom combate.


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel