Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Perseverança e Fé em Tempo de Apostasia

Lição 6 - Perseverança e Fé em Tempo de Apostasia -   1º Trimestre 2018
Trimestre: 1° de 2018 – 11 de Fevereiro de 2018
Texto Áureo: "Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas." (Hb 6.12)
Leitura Bíblica em Classe: Hebreus 6.1-15

Introdução: O texto em pauta entre outras coisas enfoca os perigos da apostasia, que significa a negação da fé, ou seja, daquilo que crê.  Como predisse a Bíblia, nesses últimos tempos da igreja na terra haverá um abandono da fé por parte de muitos crentes. “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Timóteo 4.1). É explícito que estamos vivendo em tempos de grande apostasia no meio evangélico, pois muitos crentes têm rejeitado a Palavra de Deus, se voltando a outros ensinos que parecem verdadeiros para os leigos, mas não são. A doutrina do homem não existe na bíblia e se consiste em doutrinas de demônios e doutrinas de demônios não fazem parte da igreja de Cristo e sim a de satanás. É preciso entender que satanás é um imitador; e tem os próprios falsos ministros com doutrinas intencionais e falsos milagres para enganar os cristãos e fazê-los desviar do caminho da verdade. Algo que não pode deixar alguém surpreso é que Satanás usa crente dentro da igreja para realizar sua obra. Usou Pedro para tentar Jesus, usou Ananias e Safira para mentir ao apóstolo e muitos falsos mestres que agiam dentro da igreja. Nas seitas estão os apóstatas, mas muitos deles estão nas igrejas e nos púlpitos ensinando doutrinas falsas desviando o povo da verdade.
1. A falta de maturidade espiritual abre a possibilidade da apostasia.
Hebreus 6.1 POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2 E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. 3 E isto faremos, se Deus o permitir.
Em relação aos crentes judeus o autor faz uma advertência quanto a propensão deles de voltar par o judaísmo a fim de evitar as perseguições que se insurgiram contra a igreja de Cristo. Caso assim procedessem estariam abandonando o que foi tornado perfeito por aquilo que se tornou imperfeito, que no caso era a prática dos cerimoniais da lei. Sair do judaísmo e vir para Cristo e voltar ao judaísmo é apostasia, Sair do catolicismo e vir para Cristo e voltar para o catolicismo é apostasia, Sair do espiritismo e vir para Cristo e voltar para o espiritismo é apostasia e assim se sucederá com qualquer outro tipo de seita. Voltar às antigas práticas de antes da fé cristã é apostasia, ou seja, negar a fé em Cristo. Os primeiros fundamentos da nossa fé cristã não se podem negar a sua importância, mas, não podemos ficar presos somente a eles, pois é necessário avançar no seu doutrinamento. É natural que uma criança pense, fale e tenha atitudes de criança, assim como um adulto pense, fale e tenha atitudes de adulto, se assim não for alguma coisa esta errada. O entendimento de um crente neófito é como o de uma criança, porém deve haver um processo de amadurecimento para que se torne adulto na fé. (1 Coríntios 13:11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino).  
2. Não há possibilidade de restauração para quem comete apostasia.
Hebreus 6.4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Identificar alguém que apostatou ou não apostatou, é uma prerrogativa divina, pois só Deus reúne condições para tal. Os crentes judeus chegaram a conhecer a verdadeira luz de Deus, em Cristo, mas começavam a inclinar-se por retornar à religião judaica, a qual as luzes já haviam se apagado. Algo que pode identificar alguém se apostatou, ou não, é se o indivíduo após tiver se afastado da comunhão cristã decide retornar para a fé cristã. Ocorrendo isso será uma prova de que não houve a verdadeira apostasia, embora nós não possamos ter certeza disso, nesse caso só Deus sabe. Porém aquele que verdadeiramente se tornar um apostata negando a fé em Cristo terá rejeitado a esperança, e não mais retornará a esperança que foi rejeitada. Agora não estranhe que no meio cristão tem apostatas, principalmente líderes que não pregam a sã doutrina exigida pelo verdadeiro evangelho. (E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1).
3. Quem abusa da graça de Cristo irá sair da bênção para a maldição.
Hebreus 6.7 Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; 8 Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. 9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
O progresso espiritual é necessário para o cristão produzir frutos para a glória de Deus. Alguns cristãos produzem muitos frutos, outros, uma produção média, outros uma pequena produção, sendo que isso já é suficiente para estar na bênção de Deus. Esses frutos tem haver com o esforço e trabalho para o Senhor e haja resultados convincentes, pois todo trabalho não é vão no Senhor. Quem cresce diariamente na graça e conhecimento do Senhor tem todas as condições de realizar coisas produtivas e isso exige esforço e determinação. Já aquele que está na condição de apóstata e ministrando coisas contrárias a verdadeira fé, só produz mau fruto, os quais são ilustrados como espinhos e abrolhos, que só servem para ser queimada. Existe o perigo eminente da não aceitação da verdadeira revelação e alguns endurecem o coração quanto a isso, mas não podemos determinar quem na igreja é realmente salvo e quem não é, e que não devemos ser os julgadores, pois essa é uma prerrogativa exclusivamente divina. (Não julgueis, para que não sejais julgados. Mateus 7:10).
4. A fé estéril dentro do contexto da salvação leva o crente a perdição.
Hebreus 6.10 Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. 11 Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; 12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Deus sabe quem são realmente dele e sabe identificar profundamente quem são os seus fiéis que se empenham arduamente em fazer com zelo a sua obra. Quem se comporta dessa maneira tem a certeza que o seu nome está registrado no livro da vida e que continuamos sendo salvos, assim como as nossas recompensas não serão esquecidas. A conclusão da nossa salvação nessa terra seja por óbito, ou pelo arrebatamento depende de uma contínua obra de fé desviando de toda a aparência do mal. Se andarmos neste mundo e nos satisfazermos em suas corrupções, dificilmente alguém terá a certeza da conclusão vitoriosa da sua salvação. O apostata verdadeiro já está com a sua salvação perdida, mas não somente o apóstata, pois se em caso do óbito ou arrebatamento, o crente está em pecado doloso e não se arrependeu se consertando com Deus e o corpo de Cristo, certamente não irá para a glória. Fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos se guardarmos a nossa fidelidade total para com Deus. Não caia nessa conversa maligna, que uma vez salvo, salvo para sempre. O diabo quer que você pense assim, mas Deus através da sua palavra mostra que não é assim.
5. Toda esperança deve estar firmada em Deus que tem o poder maior.
Hebreus 6.13 Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, 14 Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. 15 E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
As promessas de Deus são condicionais, significa que nem todos as alcançarão, pois elas são garantidas a todos os que creem firmemente nelas procurando andar em obediência aos preceitos divinos, e se dedicando diligentemente o desenvolvimento da sua vida espiritual. O grande perigo para quem segue a fé cristã é os enganadores que surgem cada vez mais no meio evangélico. Muitos manipulados por falsos pastores acabam se deixando levar por doutrinas e idéias totalmente contrárias ao que Jesus ensinou. Os falsos pastores nada ensinam sobre a sã doutrina e com suas mentes cauterizadas e mergulhadas na apostasia, acabam enganando e sendo enganados, pois pregam heresias de perdição, tanto para que os ouçam, como para eles próprios. (Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:36).