Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Igreja, agência evangelizadora

 Lição 3 - 17 de Julho de 2016
IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA
Texto Áureo: Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Leitura Bíblica em Classe: Atos 1.1-14

Introdução: A igreja como agência evangelizadora tem por incumbência o dever propagador do verdadeiro evangelho da graça divina. Uma agência evangélica tem os seus agentes, que nesse caso são os evangelizadores responsáveis para atuarem efetivamente no trabalho de alcançarem pessoas para Cristo. No seu período contemporâneo, ou seja, no início da igreja primitiva, essa agência evangelizadora cumpriu e marcou a sua presença através dos apóstolos e outros discípulos de Jesus. Esses agentes comissionados pelo Senhor Jesus Cristo, realmente se aprofundaram nessa missão enfrentando todo tipo de perseguições, prisões, mortes, privações, provações e muitas coisas mais. Porém, mesmo diante de todas essas adversidades eles deram a sua vida pela causa de Cristo, porque tinham consciência da grande responsabilidade de manter a chama do evangelho acesa em qualquer circunstância. Satanás desde o princípio adotou várias estratégias para tentar acender fogo estranho na pureza da chama acesa no dia de Pentecoste, simbolizada quando línguas repartidas como de fogo veio sobre os discípulos. A agência evangelizadora no período cronológico sofreu com a introdução do fogo estranho iniciado pelo papado quando em toda idade média o romanismo se impôs com seu evangelho corrompido pela idolatria e seu autoritarismo na inquisição, onde perseguiu, torturou e matou aqueles que procuravam manter acesa a chama do evangelho puro. Porém a igreja como agência evangelizadora nunca se intimidou e sempre manteve em suas fileiras os seus fiéis remanescentes que não se curvaram ao evangelho corrupto. Em nossos tempos o fogo estranho no evangelho é observado nas organizações neopentecostais que atraem milhares de seguidores com propostas de curas e riquezas fáceis explorando a fé dos incautos. Felizmente ainda existem os que mantêm a chama do evangelho puro e que não se deixam levar pelas heresias. 
I - A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
1. A resposta escatológica mostra a urgência de ganhar almas para Cristo - Atos 1.7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Deus determinou um calendário de acontecimentos desde o princípio dos tempos, observados através das dispensações onde todas tiveram um princípio e um fim. Não será diferente nessa dispensação da graça, a qual teve seu início na cruz e o seu fim acontecerá no arrebatamento da igreja. Era normal a curiosidade dos discípulos de Jesus em relação aos tempos futuros, pois queriam ter uma previsão de quando isso se daria. Isso porque o conhecimento deles sobre a escritura não era bem compreendido a respeito sobre a escatologia bíblica. O próprio Jesus não deu em seus ensinos uma indicação explícita de quando isso se daria. Algo que Jesus disse que aguçou a expectativa deles foi que ele breve viria. Só que Jesus prometeu isso já no tempo Kairós, que é o tempo eterno e não no tempo crhonos que é o tempo do homem. Em nossos dias temos revelações mais precisas quanto a sua vinda, tendo como referencial o relógio escatológico de Deus, o qual é Israel. Desde 1948 quando Israel foi reconhecido como nação, o relógio escatológico de Deus foi parado na cruz com o inicio da dispensação da graça voltou a andar em 1948 (Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mateus 24:32-35).
2. A resposta pentecostal veio com homens sendo cheios de poder - Atos 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Com a certeza da nossa salvação a nossa preocupação maior não deve ser a vinda de Cristo, pois quem está cônscio disso sabe que não será deixado. A preocupação maior é ganhar almas para Cristo, porque resta apenas um pouquinho de tempo e o que há de vir, virá e não tardará. O que temos que fazer é testemunhar a morte e ressurreição de Cristo até que Ele volte. E isso deve ser feito com o evangelho sendo pregado a todos antes que venha esse acontecimento inesperado da sua vinda que será num abrir e piscar de olhos. A quem se dispõe pregar o evangelho é dada a promessa de ter o poder concedido pelo Espírito Santo para dar testemunho de Jesus Cristo, poder este que nos capacita a influenciar pessoas a aceitar Jesus Cristo.
3. A fundação da Igreja foi autenticada com a descida o Espírito - Lucas 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Dez dias após Jesus ser assunto aos céus cumpriu-se a promessa do revestimento de poder nos discípulos assim com ele disse. Esse revestimento era essencial para o sucesso da continuidade da obra de Cristo, no sentido de alcançar todos os povos da terra, tendo à igreja a responsabilidade de atuar como agência evangelizadora. No Pentecoste, os judeus entre outras coisas comemoravam também a entrega da lei, mas os cristãos comemoram a derramamento do Espírito Santo à igreja. Apesar do Pentecoste para a igreja tenha sido um acontecimento único, isso não quer dizer que o batismo santo também foi um acontecimento único, pois o Espírito Santo em todas as eras da Igreja continua batizando todos os que buscam esse dom com o propósito de servir ao reino de Deus. Dentre as operações do Espírito Santo é confirmado que no Antigo Testamento ele operava especificamente em alguns personagens bíblicos, porém após o Pentecoste ele passou a habitar nas pessoas e não mais apenas vir sobre elas. Os acontecimentos sobrenaturais ocorridos no cenáculo, tais como o som de um vento forte, as línguas de fogo e os cristãos falando em várias línguas, também serviram para chamar a atenção de muitas pessoas que estavam em Jerusalém, à porta do cenáculo, onde Pedro cheio o Espírito pregou um sermão no qual cerca de três mil almas se converteram a Cristo. 
II - A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA
1. Evangelização é uma ordenança de Cristo na grande comissão - Atos 4.29,30,31 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; 30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. 31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Para a obra de evangelização, não basta apenas vontade, pois é preciso ousadia e poder do céu para pregar a palavra e bater de frente com entidades malignas. O grande desejo do evangelizador é ter ousadia diante da oposição e a fé de que a mão de Deus opera nessa empreitada para que os resultados sejam satisfatórios. Os milagres extraordinários eram necessários nesse início da igreja, pois o povo tinha visto e participado dos milagres de Jesus e para dar autenticidade à mensagem do evangelho proclamada pelos apóstolos se faziam necessários que esses milagres extraordinários acontecessem com grande intensidade. Portanto os milagres não eram uma regra e sim uma exceção, pois a regra essencial era a mensagem da Palavra de Deus. Algumas entidades religiosas rejeitam o batismo como o Espírito Santo, pois entendem que isso só aconteceu uma vez no dia de Pentecoste, porém isso é desmentido, pois o batismo continuou acontecendo, tanto em Jerusalém, na Judéia, em Samaria, na casa de Cornélio e continua acontecendo em nossos dias. 
2. Missões em Atos foi expandida com a perseguição em Jerusalém 
Atos 8.6,7 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; 7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
Felipe que havia sido consagrado entre os sete diáconos separados pelos apóstolos, agora surge em Samaria como um evangelista cheio do poder de Deus e realizando milagres extraordinários, tais como, curas, libertações e ganhando almas para o reino de Deus. A perseguição dos crentes em Jerusalém foi usada por Deus para que a semente do evangelho se espalhasse em novos solos a fim de que dessem frutos. Essa perseguição contribuiu para que Felipe rumasse para Samaria e ali pudesse evangelizar aquele povo. Filipe antes servindo como diácono, cresceu dentro do seu ministério e se tornou um grande evangelista. Filipe era um instrumento comissionado por Deus para evangelizar em Samaria e para que o povo lhe desse atenção, Deus o dotou de dons espirituais para realizar milagres extraordinários no meio daquele povo, o que resultou num grande sucesso para o evangelho.
3. Promoção social faz parte de uma igreja com visão missionária
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. Atos 6:1
Uma questão social precisava ser resolvida no início da igreja e os apóstolos que eram os líderes, não ignoraram essa situação, muito pelo contrário, eles tomaram providencias necessárias para que esse problema social fosse resolvido satisfatoriamente. Quando os apóstolos analisaram o problema viram que eles estavam deixando a desejar nesse aspecto, pois tentavam fazerem coisas demais ao mesmo tempo esquecendo-se de algumas que também eram importantes. Como eles não poderiam de deixar a prioridade maior que era as orações e a doutrina resolveram nomear sete diáconos cheios do Espírito para atender as tarefas secundárias e assim pudesse se aplicar mais nas suas responsabilidades espirituais.
III - ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
1. Uma igreja completa para missões exige pessoas qualificadas 
Atos 13.1 E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
No inicio da Igreja, Jerusalém era o centro como agência evangelizadora até quando se iniciou uma grande perseguição aos cristãos. Como a igreja central em Jerusalém ficou prejudicada por causa da perseguição, surgiu um novo centro para a base da Igreja como agência evangelizadora, o qual foi Antioquia da Síria. Ali havia vários homens de Deus incluindo Paulo e Barnabé que serviam ao Senhor como profetas e mestres nas igrejas locais. Foram em Antioquia da Síria que a Igreja firmou as suas bases e preparou a muitos para a missão evangelizadora da Igreja enviando missionários incluindo a Paulo e Barnabé a levar as boas novas aos confins da terra.
2. Uma igreja missionária não funciona com planos humanos
Atos 13.2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Paulo não iniciou o seu ministério tão logo a sua chamada por Cristo na estrada de Damasco. Ele passou três anos se preparando na região da Arábia: (Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. Gálatas 1:17, 18); Não se pode aventurar-se na obra missionária de qualquer maneira, como também sem a direção do Espírito Santo. A obra missionária se origina com Deus e não com planos inventados pelos homens. Ela é empreendida em obediência a voz do Espírito. Quando o texto diz: a obra a que os tenho chamado indica que foram chamados antes e a separação para a missão veio depois, segundo a determinação do Espírito Santo. 

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel


Realizo essa obra com poucos recursos e preciso do seu apoio para mantê-la e expandi-la. Ajude-me a alcançar mais pessoas com a verdadeira sã doutrina!
Caixa Econômica Federal - Agência 1613 - Conta Corrente 942-7
Banco Itaú - Agência 9184 - Conta corrente 05524-3