Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Maria mãe de Jesus uma serva humilde

MARIA, MÃE DE JESUS - UMA SERVA HUMILDE
Lição 11 - 11 de Junho de 2017
Texto Áureo: Lucas 1.38 Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Leitura Bíblica em Classe: Lucas 1.46-49
 
Introdução: A humildade pode ser vista em pessoas que desenvolvem um caráter desprovido de soberba, arrogância, prepotência. Exteriormente uma pessoa pode aparentar ser humilde, mas o seu interior é totalmente diferente do que aparenta ser. A primeira vista alguém que tem uma humildade dissimulada pode até enganar, mas com o tempo isso tudo pode ser descoberto e identificado como falso. O maior exemplo de humildade é Cristo, que despojando de toda a sua glória esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:7. As escrituras relatam vários exemplos de pessoas humildes, e nesse episódio que envolve Maria vemos que ela foi escolhida por Deus para ser seu instrumento a fim de gerar em seu ventre o corpo biológico de Jesus. Seria em Maria que se encerraria a trajetória da semente da mulher que se iniciou lá no Éden, tendo essa trajetória uma duração de aproximadamente quatro mil anos. Sobre a linhagem de Maria, embora tenha bons argumentos a respeito, não devemos ficar discutindo questões destituídas de proveitos: (Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Tito 3:9)”. Vemos que Deus escolheu Maria somente para gerar um corpo físico para o Espírito de Jesus encarnar. Isso aconteceu pelo método bioplasmático, ou seja, vida formada dentro do óvulo, nesse caso, pelo poder do Espírito Santo, a vida foi formada no óvulo de Maria, para gerar o corpo físico de Jesus. Isso significa que a gameta (espermatozoide) não se deu pelo método hiloplasmático, ou seja, matéria formada (gameta/espermatozoide) que penetra no óvulo no ato sexual, se assim fosse Jesus não nasceria fisicamente sem pecado. A missão de Maria se restringiria apenas para gerar o corpo físico de Jesus e cuidar dele até atingir a maturidade, nada mais, além disso. Ela não foi chamada para ser idolatrada como uma santa, como muitos a idolatram, nem como mediadora para chegar ao Senhor. Nas bodas de Caná, Maria comunicou ao Filho que o vinho havia acabado talvez com a intenção de provocá-lo a fazer algum milagre, porém para sua surpresa acabou sendo repreendida por Jesus: (que tenho Eu contigo mulher), imediatamente ela se recompôs colocando-se no seu devido lugar dizendo aos empregados da casa: (fazei tudo que Ele mandar) reconhecendo assim, que Ele é o Senhor.
CARACTERÍSTICAS INALTERADAS DE UMA SERVA HUMILDE
1.  Sendo agraciada, não se engrandeceu, mas engrandeceu.
Lucas 1.46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
Maria uma virgem pura e imaculada estava noiva de José quando recebeu a visita do anjo Gabriel, o qual lhe entregou uma mensagem de Deus que iria a partir dali mudar toda sua trajetória de vida.  Esse anjo havia aparecido ao Sacerdote Zacarias seis meses antes de aparecer a Maria, e nessa ocasião sendo Zacarias já idoso, assim como sua mulher Isabel, ao receber a notícia de que iriam ter um filho, ele não creu de pronto sendo punido pelo anjo a ficar mudo até o dia do nascimento do filho prometido, no caso João Batista. Já Maria, ao receber a visita do anjo creu em tudo que ouviu da parte dele demonstrando ser uma mulher de elevada espiritualidade. Ouvindo tudo que o anjo lhe disse atentou também quando ele falou a respeito de sua prima Isabel que estava com seis meses de gestação. Maria mais que depressa foi visitar sua prima confirmando assim que tudo que ouvira era real. Para sua surpresa no momento do encontro Isabel revela a Maria que ela também já estava grávida quando disse: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”. Ser a escolhida para ser a mãe biológica para a encarnação do Salvador, não mudou em nada a sua personalidade de serva humilde e para demonstrar a condição de ser agraciada por Deus, ela entoa um cântico não para se engrandecer, mas para engrandecer a Deus de todo seu coração. Esse é um exemplo de humildade a ser seguido por todos nós, pois tudo que alcançamos em nossa vida, só Ele deve ser engrandecido.
2. Sendo honrada expressou a alegria ao Deus que a honrou.
Lucas 1.47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Deus não escolhe ninguém pela sua condição social, ou pela sua aparência, isso nós vemos quando Samuel foi à casa de Jessé com ordens divinas para ungir um dos seus filhos a rei. (Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 1 Samuel 16:7). Deus atentou para a humildade de Maria e para o seu coração encontrando nela todos os requisitos para cumprir os seus desígnios, quanto à encarnação do Seu Filho. Maria no seu cântico demonstra uma alegria incontida, não só pelo fato de ser mãe, mas por ser o instrumento divino para gerar o corpo físico daquele que seria o seu próprio Salvador, pois sem Ele, tanto ela como toda a humanidade estaria perdida. (E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12).
3. Sendo bem-aventurada viu que Deus atenta para o humilde.
Lucas 1.48 Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
 Maria tinha todo conhecimento da sua posição diante de Deus, o qual reconheceu o seu estado de humildade como serva dele. Ela foi exaltada aos olhos do mundo, porque Deus encontrou nela todas as condições para o andamento dos seus planos salvíficos. Soberbos e orgulhosos, não tem vez com Deus, independente da sua posição ou condição social, ao menos que se tornem servos humildes de verdade. Ninguém conseguirá jamais enganar a Deus com uma humildade dissimulada. Podem enganar pessoas, mas a Deus ninguém engana. Para alcançarmos as graças divinas é necessário um coração humilde, pois essa condição é essencial para que Ele encontre lugar, a fim de realizar em nós os seus propósitos. (Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá. Salmos 101:6).
4. Sendo abençoada creditou tudo ao Deus Poderoso e Santo.
Lucas 1.49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
Se estivermos na condição de servo humilde, só podemos esperar grandes coisas de Deus, pois tudo que Ele faz por nós é extensivo a outros. Maria foi preenchida com a bondade de Deus, porém não se inchou com isso, muito pelo contrário, ela se esvaziou, não olhando para si própria, mas olhando para Ele oferecendo-lhe louvores de exaltação. Desse Deus cheio de bondade só podemos esperar grandes coisas vindo dele, tanto no tempo presente, como no tempo futuro. (A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores. Provérbios 10:22).

Esboço e Comentário elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M