Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

O Processo da Salvação

O Processo da Salvação
3 de Dezembro de 2017
- Lição 10
Texto Áureo:
“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3.5)
Leitura Bíblica em Classe:
João 3.1-7
Introdução: No contexto de salvação, existe o ato e o processo e, o desenvolvimento dessas duas ocorrências está relacionado à decisão do pecador de optar por Cristo, ou não. O ato acontece na justificação, a qual se dá na entrega do indivíduo a Cristo, quando com a sua boca confessa e no seu coração crê que Ele é o Senhor. Nesse momento se o seu procedimento é sincero diante do Senhor, o indivíduo é justificado, ou seja, todos os seus pecados principalmente o original é perdoado, onde tudo é lançado no mar do esquecimento. (Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1). Dessa forma podemos afirmar que a justificação é um ato, porém quanto a salvação a situação é outra. Isso porque, a salvação não é um ato como alguns pensam, mas sim um processo contínuo. A bíblia confirma em algumas passagens que a salvação não é um ato e sim um processo. (Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11). Significa que devemos superar todos os tipos de tentação mantendo a nossa fidelidade a Deus em quaisquer circunstâncias. Em toda nossa caminhada o inimigo usará de vários meios para venhamos perder a nossa coroa da salvação. A parábola das dez virgens mostra que cinco néscias perderam a salvação. Sobre as obras da carne, está escrito em Gálatas e Apocalipse, uma advertência aos que praticam essas obras, que não entrarão no reino dos céus. Há muitas outras passagens bíblicas que confirmam que o cristão pode perder a sua salvação.  
1 – A religiosidade não convicta traz anseios à alma em buscar a verdade.
João 3.1 – E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Tudo ia bem com Nicodemos no que tange a sua religiosidade. Era fariseu e participante do Sinédrio, e logicamente, um conhecedor da lei de Moisés. Porém a partir do momento que ouviu falar de Jesus, sobre a sua doutrina e os milagres que realizava foi despertado nele o desejo de conhecer o Senhor pessoalmente, pois tinha muitas dúvidas a serem esclarecidas em relação à fé que professava.

2 – O anseio pela verdade envolve reprimir convicções e crer no Salvador.

João 3.2 – Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Ter somente curiosidade a respeito do evangelho, não inclui quem quer que seja no processo de salvação. Se as convicções vindas de um tradicionalismo a respeito da salvação não forem reprimidas a partir do momento que se depara com revelações convincentes, não haverá de modo algum transformação de vida.

3 – É crendo no Salvador que a alma muda sua mente às coisas espirituais.

João 3.3 – Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

Se o pecador não corrigir a sua visão espiritual, mediante revelações inquestionáveis, para que haja uma revolução completa de seu homem interior, já não restará esperança para essa alma. Para que o processo de salvação seja iniciado na vida do pecador é preciso uma transformação permanente em sua maneira de pensar e sentir sobre as coisas espirituais.

4 – As coisas espirituais só surtirão efeitos na alma se ela sair da cegueira.

João 3.4 – Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

A cegueira espiritual existe e ela é provocada pelo diabo, pois a palavra diz assim: (Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4). Essa cegueira é que leva muitos a descrerem na mensagem do Evangelho deixando os que resistem num estado de ignorância profunda a respeito da única maneira do homem se religar com Deus.

5 – A cegueira espiritual faz negar o novo nascimento e escraviza a alma.

João 3.5 – Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

O novo nascimento é totalmente diferenciado do nascimento biológico, o qual trouxe a vida para todos nós. Isso porque esse nascimento se refere ao espírito, que no momento da concepção foi gerado por Deus o Pai dos espíritos, mas que foi encarnado num corpo infectado pela natureza pecaminosa vinda de Adão. Nessa condição o espírito esta numa condição mortificada, e para sair dessa condição é condicional nascer da água, que significa aceitar a palavra de Deus, para que haja a operação do Espírito Santo na realização da ressurreição espiritual. É nessa condição que ocorre o novo nascimento na vida do pecador e se torna uma nova criatura em Cristo Jesus.

6 – A alma escravizada é carnal, mas se ela for liberta se torna espiritual.

João 3.6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

A condição de que ainda está somente no nascimento biológico é carnal e se continuar nesse estado nunca haverá transformação na sua vida, porque continuará na sua condição corrompida e depravada. O único meio de sair dessa condição é o novo nascimento, ou seja, ter o seu espírito ressuscitado e isso só acontecerá se através do arrependimento, quando alcançará ato de justificação divino ao entregar a sua alma para Cristo. Se o Filho voz libertar verdadeiramente sereis livres.

7 – A alma só se tornará espiritual se alcançar o novo nascimento em Cristo.

João 3.7 – Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
No reino celestial o homem carnal jamais poderá entrar, pois a escritura adverte quanto a isso: (Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção” (1 Coríntios 15:50). É preciso que haja uma regeneração que venha consistir em renovação ou transformação espiritual e isso só ocorrerá se houver uma verdadeira conversão a Cristo.


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel