Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Vivendo com a Mente de Cristo


Vivendo com a Mente de Cristo
31 de Dezembro de 2017 - Lição 14
Texto Áureo: “Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Co 2.16)
Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 2.12-16
Introdução: Ter uma vida em Cristo significa Ele assumir a nossa própria vida, tanto no presente, como para todo o futuro. Estar crucificado com Cristo, é já não ter vida em si mesmo, sempre confiando Nele completamente e na sua justiça, a qual nos é imputada, que é o fundamento da nossa esperança para a eternidade. A vida em Cristo envolve necessariamente o desenvolvimento de uma vida espiritual, mediante a ligação permanente com o Espírito Santo. Isso se torna possível por causa da nossa união vital com Cristo, em sua morte e ressurreição. Para vivermos com a mente de Cristo, a nossa mente deve-se tornar cativa da sua mente, inseridos dentro de uma realidade espiritual verdadeira. (Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20).

O QUE É PRECISO PARA VIVERMOS COM A MENTE DE CRISTO
1. É preciso que o Espírito Santo seja nossa fonte de inspiração das Escrituras.  
1 Coríntios 2.12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
A partir do momento que nos reconciliamos com Deus aceitando Cristo como nosso Salvador deixamos de estar sob a autoridade de Satanás e de todo o sistema que governa o mundo. A partir desse momento onde ocorreu o batismo espiritual, a autoridade que governa a nossa vida, não é outra senão o Espírito Santo, o qual foi enviado para estar em nós, sendo o nosso guia constante, pois todos que são guiados pelo Espírito, esses são filhos de Deus. É o Espirito Santo que opera em nós a transformação necessária para que a mente de Cristo vá se formando em nossa mente. (E vos renoveis no espírito da vossa mente; Efésios 4:23).
2. É preciso entender que só o Espirito Santo pode revelar a verdade de Deus.
1 Coríntios 2.13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Nenhum intelectual em todo o mundo, por mais conhecimento que tenha no sentido literal das escrituras, poderá jamais se julgar um conhecedor profundo da palavra de Deus, se não buscar a sabedoria vinda pelo Espírito Santo. As revelações da Palavra não vêm pelo nosso próprio entendimento, ou mesmo são ditadas pelo Espírito Santo. O Espírito Santo não dita à palavra, como muitos pregadores dão ênfase as suas prédicas de que o Espírito está ditando o que ele está pregando. Na realidade o Espírito Santo ensina as escrituras dando revelações, mas somente para pessoas que são verdadeiramente espirituais, que combinam verdades espirituais com palavras espirituais. Não adianta ter conhecimento da palavra, se não tiver sabedoria da palavra, a qual é a revelação do conhecimento.
2. É preciso saber que coisas do Espírito só quem é espiritual é que pode entender.
1 Coríntios 2.14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
A diferença está entre ser natural e espiritual. Muitas pessoas tem dom natural que parecem espirituais, mas não são e com habilidades de persuasão conseguem enganar e subjugar as pessoas dominando-as sob o poder da corrupção. São indivíduos que não tem qualquer iluminação do Espírito Santo, como também por não serem santificados não recebem as coisas de Deus, embora enfatizem ao povo que recebem as coisas de Deus no maior cinismo. Aqueles que são inclinados à corrupção no meio evangélico e inclinados a princípios pecaminosos não podem receber qualquer revelação divina. O homem nessas condições está destituído do Espírito Santo, não tendo qualquer revelação das coisas Dele, pois as coisas do Espírito são discernidas espiritualmente.
3. É preciso compreender que as revelações divinas não tem a forma do mundo.
1 Coríntios 2.15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Para ler a Palavra de Deus, não precisamos da Sua ajuda, mas para compreendê-la sim, pois sem a Sua ajuda nesse sentido, não existe a revelação da mesma. O salmista pede ao Senhor no Salmo 119.18, que desvendasse os seus olhos, para que pudesse compreender as maravilhas da sua lei. A palavra de Deus não pode ser entendida simplesmente pela sabedoria do homem, pois para ela ser entendida é necessário contar com a influência e inspiração do Espírito Santo. A revelação da Palavra de Deus, só está disponível para quem verdadeiramente tem o Espírito Santo ligado a sua vida, pois só Ele pode trazer a iluminação das Escrituras Sagradas. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 1 João 2:27
4. É preciso ter uma mente espiritual em pura harmonia com a mente de Deus.
1 Coríntios 2.16 – Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, e os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, portanto como homem natural ninguém compreenderá os mistérios dele contidos na Sua palavra. Agora como homens espirituais nós somos capazes de compreender os mistérios da Palavra divina, pois temos a mente de Cristo se formando em nós. Isso não significa que temos pleno conhecimento e não precisamos que alguém instruído na palavra nos ensine. A parte do conhecimento existe a necessidade de mestres entendidos nela, mas a parte da sabedoria somente Deus através do Seu Espírito pode nos ensinar. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel