Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

A corrupção dos últimos dias

www.pastorguilhermel.com.br



A CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS
Lição 9 - 30 de Agosto de 2015
Texto Áureo: Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção. 2 Pedro 2.12
Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 3.1-4, 14-16

Introdução: A ambição animalesca dos falsos líderes foi um fato no tempo contemporâneo quando finalizava os dias do apóstolo Paulo, como também continuou através dos tempos e tem se intensificado absurdamente em nossos dias. Os últimos dias já marcavam a vinda de Cristo e a intensificação da corrupção de uma forma desenfreada é prenúncio que esses últimos dias estão chegando no seu ápice, ou seja, Jesus está às portas. Isso é um fato considerável, pois o aumento da corrupção no meio evangélico é incontestável. Uma coisa a qual não pode passar despercebida é que Satanás está totalmente envolvido nessa questão. Isso porque, ele conhece as escrituras e sabe que o evento da vinda de Cristo está se aproximando a cada dia. Em toda a história bíblica Satanás sempre foi um antagonista ferrenho e incansável para impedir que almas se salvem. Nesses últimos dias da Igreja na terra, Satanás tem levantado muitos líderes com índole corrupta para arrebanhar o maior número de incautos com propostas voltadas a um varejão de milagres materiais e físicos condicionais as heresias que eles induzem a praticar. É triste ver que pessoas caem nessas persuasões enganosas sem conseguir distinguir o que é verdade, ou mentira. Não sabem esses estúpidos irracionais que destruindo a fé dos incautos, eles mesmos serão destruídos. A própria natureza corrupta os arrastará a destruição, mas infelizmente, até que isso aconteça, eles causarão muito estrago moral e espiritual nas pessoas. O apóstolo Paulo foi um grande combatente desse falso evangelho e instruiu a Timóteo para seguir o seu exemplo nesse sentido. Assim todo líder que é um preservador da sã doutrina deve também seguir esse exemplo em combater e revelar esses líderes corruptos alertando o povo para que não caiam nas suas redes aliciadoras.
1 - NESSES ÚLTIMOS DIAS O GRAU DE CORRUPÇÃO INDICA VINDA DE CRISTO - 2 Timóteo 3.1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Os tempos do fim já chegaram, e estamos vivendo esta era. A corrupção dos últimos dias da Igreja na terra vem se intensificando cada vez mais, e isso é um prenúncio de que a vinda de Cristo está próxima para arrebatar a sua Igreja. Essa corrupção envolve os erros doutrinários recheados das mais absurdas heresias adotadas por falsos líderes. Paulo instruiu a Timóteo para ser um exemplo no compromisso com a verdadeira palavra de Deus. É exortado a ter cuidado com a sua vida espiritual e com a manutenção da sã doutrina. Timóteo deveria perseverar na verdadeira doutrina, sem nunca distorcê-la, pois isso implicaria tanto na sua salvação, como a daqueles que o ouviam. Podemos entender também como tempos trabalhosos o difícil trabalho em manter o rebanho alicerçado na doutrina, como também o cuidado com os falsos mestres que faziam de tudo para corromper o rebanho com os seus ensinos perversos cheios de erros doutrinários.
2 - NESSES ÚLTIMOS DIAS MUITOS LÍDERES REVELARÃO A SUA MÁ ÍNDOLE - 2 Timóteo 3.2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Líderes de má índole na realidade não estão preocupados com os seus arrebanhados, muito pelo contrário, eles estão preocupados consigo mesmos demonstrando um egoísmo desmedido. Quem se ama acima de tudo está negando que ama a Deus e ao seu próximo. Na sua avareza e com uma mentalidade cauterizada fazem do dinheiro o seu deus e dessa forma introduzem todo tipo de heresia para iludir os incautos. O desejo desenfreado pelo dinheiro é um sinal forte que o coração está bem distante de Deus. O presunçoso é aquele que se vangloria a si próprio se achando que é melhor do que os outros nos seus dons e talentos e dessa presunção acabam tornando-se soberbos e arrogantes. Tais pessoas são desprovidas de gratidão, santidade e afeto pela sua própria família. Não seguem os ensinamentos sobre Deus que receberam dos pais mudando o curso do seu aprendizado para uma visão corrompida e exclusivista. A pessoa conhece a Deus pela sua palavra e se converte a Cristo e com o tempo assume uma liderança e começa a adulterar e profanar esta mesma palavra que o salvou, é uma forma terrível e indignante de ingratidão.
3 - NESSES ÚLTIMOS DIAS HAVERÁ LÍDERES INSENCÍVEIS PARA COM O PRÓXIMO - 2 Timóteo 3.3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
O pecado da corrupção destrói a própria natureza do homem no seu aspecto humanitário tornando-se irreconciliáveis, não tendo o mínimo temor da responsabilidade com Deus e com a palavra como líder de um rebanho. É pela conduta desses tipos que os tempos passam a ser trabalhos, com isso o evangelho passa a enfrentar maiores dificuldade quando estes líderes começam a se digladiar com acusações mútuas em defesa dos seus patrimônios eclesiásticos. Porque são incontinentes acabam não tendo controle sobre si mesmo e sobre as próprias ganâncias desmedidas levando com crueldade o povo ao mais absurdo enganos e patifarias.
4 - NESSES ÚLTIMOS DIAS SURGIRÃO LÍDERES MAIS ÍMPIOS DO QUE CRENTES - 2 Timóteo 3.4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
A multiplicação de líderes ímpios tem se tornado uma realidade preocupante, porém como isso já foi anunciado pelo apostolo Paulo já naqueles tempos não é de se estranhar, pois é o cumprimento da palavra de Deus. Na perseguição dos cristãos pelos imperadores romanos é lógico que satanás estava por traz de tudo, como esta estratégia dele não deu resultado porque ao invés dos cristãos diminuírem, eles cresciam muito mais. Satanás quando vê que uma coisa não dá resultado ele muda de tática, e foi o que ele exatamente fez aliciando na Igreja homens com caráter apropriado para realizar os seus intentos. Essa estratégia dele foi a que deu e está dando maiores resultados e isso é notório pela quantidade de falsos líderes que tem surgido e se multiplicado em nossos dias.
5 - NESSES ÚLTIMOS DIAS É PRECISO SEGUIR FIEL AOS ENSINOS APRENDIDOS - 2 Timóteo 3.14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
Timóteo teve bons ensinadores desde a sua infância que foram a sua avó e sua mãe, como também o seu maior ensinador que foi o apóstolo Paulo. Muitos a qual Timóteo tinha que lidar eram pessoas que haviam aprendido com os seus pais e com ele próprio. Acontece que alguns deles não permaneceram naquilo que aprenderam e mudaram a sua visão doutrinária em prejuízo da igreja. Assim Paulo alerta a Timóteo a permanecer naquilo que havia aprendido mantendo a sua didática doutrinária sem acrescentar ou mudar o conhecimento recebido. Tem muitos obreiros que cobiçando o sucesso que tem alguns falsos líderes, passam a seguir os seus exemplos achando que vão ter o mesmo sucesso e acabam caindo em desgraças junto com o seu rebanho. Timóteo foi alertado por Paulo quanto a isso e que permanecesse doutrinando, exortando, admoestando, repreendendo, sem mudar o curso doutrinário.
6 - NESSES ÚLTIMOS DIAS DEVEMOS NOS CONDUZIR PELAS SAGRADAS LETRAS - 2 Timóteo 3.15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Ser ensinado nas sagradas letras, no caso de Timóteo indicava o conhecimento recebido da sua mãe e avó, como toda criança judia recebia. Esse ensino refere-se ao pentateuco a qual toda criança judia tinha a obrigação de apreender. E com os ensinamentos do apóstolo Paulo, Timóteo continuou sendo instruído nas sagradas letras, sendo que dessa vez eram ensinamentos do evangelho de Cristo. Se Timóteo permanecesse fiel a verdade como lhe foi ensinado, isso o prepararia contra todos os laços e erros doutrinários dos enganadores que já estavam surgindo. A preservação da salvação estava condicionada a usar da sabedoria divina que vem pela palavra revelada e não usar da sua própria sabedoria, pois isso poderia conduzi-lo para o caminho da falsa doutrina.
7 - NESSES ÚLTIMOS DIAS É IMPORTANTE USAR A BÍBLIA NA SUA COMPLETUDE - 2 Timóteo 3.16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
A mais perfeita regra de fé está nas escrituras sagradas e, é nela que os homens de Deus devem se apegar e usar para doutrinar a Igreja. Ela é proveitosa por que foi dada pela inspiração divina e, é por isso que a chamamos de Palavra de Deus. A igreja precisa de conhecimento da palavra de Deus e não de fábulas e falsas promessas. Todo crente precisa constantemente se disciplinado pela palavra, como também corrigido quando o seu curso de vida não está indo na direção certa. A escritura pregada e ensinada na sua íntegra irá satisfazer todos os fins e propósitos que a nossa alma necessita. Daí, a necessidade de manter o povo na doutrina verdadeira, para que todas essas coisas venham se concretizar em nossas vidas.


Comentarista: Pastor Adilson Guilhermel